Novidades

March 14, 2023

433 vencedores do jackpot em um sorteio de loteria - é implausível?

Rafaela Silva
WriterRafaela SilvaWriter
ResearcherAishwarya NairResearcher

Relatos de que 433 pessoas nas Filipinas ganharam o grande prêmio de uma loteria patrocinada pelo governo, totalizando 236 milhões de pesos (aproximadamente US$ 4 milhões), fizeram com que muitas pessoas parassem.

433 vencedores do jackpot em um sorteio de loteria - é implausível?

Isso, de forma previsível, levou a pedidos de investigação sobre as origens desse resultado "quase impossível". No entanto, esse cenário não é tão improvável quanto pode parecer depois de considerar alguns fundamentos da probabilidade e da natureza humana.

Como funciona a loteria?

Em essência, é bastante simples. As pessoas desembolsam alguns dólares por um bilhete de loteria com uma série de números impressos. A loteria, que geralmente é conduzida por um governo estadual ou local, seleciona uma coleção de números aleatoriamente uma vez por dia. Se seus dígitos coincidirem com os do bilhete de loteria, você ganhará uma parte dos lucros, enquanto o governo fica com o restante.

Você tem uma chance de 1 em 13.983.816 de ganhar o jackpot na loteria quando você escolhe seis dígitos de uma seleção de 49 números. Há uma chance em quase 14 milhões de isso acontecer. Você pode esperar ganhar apenas uma vez em 269.000 anos se comprar bilhetes de loteria uma vez por semana.

Mas a triste verdade é que as chances em várias loterias são significativamente piores do que o que acabamos de mencionar. Mega Millions, uma grande loteria multi-estado, com chances de cerca de 1 em 175.711.536.
Considerando quantas pessoas ganham na loteria, algumas podem ser consideradas sortudas com 175.711.536 chances.

Vários ganhadores da loteria — 433 jackpots são possíveis?

Não há como calcular as chances reais de receber um dos 433 bilhetes premiados sem determinar quantos bilhetes foram vendidos.

Esta semana, uma estimativa ridiculamente baixa de "um em um seguido de 1.224 zeros" foi amplamente divulgada com base na suposição de que 10 milhões de ingressos seriam vendidos. Você tem uma probabilidade maior de obter cara 2.000 vezes seguidas com uma moeda padrão do que obter cara tantas vezes.

Há muitos dados sobre teorias e comportamentos psicológicos que essa aproximação não considera. Existem 28.989.675 combinações possíveis de números, mas esse cálculo implica que cada pessoa que compra um bilhete tem uma probabilidade igual de escolher um desses números.

Alguns pares são muito mais proeminentes do que outros em todo o mundo.

Devido a esta, usar um gerador de números aleatórios é fortemente encorajado pela maioria dos especialistas da indústria sempre que for prático. Mesmo que isso não aumente suas chances de acertar os números vencedores, pode reduzir a probabilidade de dividir o pote com outras pessoas se você ganhar. 

A loteria foi enganada?

A venda de 433 bilhetes premiados não fornece nem de perto provas suficientes de ilegalidade para justificar uma investigação mais aprofundada. Seria intrigante saber quantas pessoas compraram esse conjunto específico de números nas semanas anteriores ou se outras configurações numéricas também vendem várias centenas de ingressos.

Provavelmente, esse número não é incomum, dada a informação anedótica de loterias anteriores.

Devemos também considerar os milhares e milhares de loterias idênticas realizadas anualmente em todo o mundo, a grande maioria das quais nunca é noticiada no noticiário internacional. Embora tais resultados sejam extremamente improváveis de ocorrer em qualquer sorteio de uma loteria, eles não são de forma alguma impossíveis de ocorrer em uma única loteria.

As teorias da conspiração abundam sempre que uma pessoa ganha na loteria. Ainda assim, o exemplo mais proeminente é quando o grande jogador do FC Barcelona, Xavi, ganhou uma loteria secreta brevemente após se mudar para o Catar.

No entanto, é bem provável que a única estranheza estatística verdadeira em jogo aqui seja que a impressão de aleatoriedade de tantas pessoas as levou a seguir o padrão numérico idêntico. Ainda assim, provavelmente não é uma boa ideia sair correndo e comprar um bilhete de loteria imediatamente.

Além disso, você deve se lembrar que a combinação da sorte na loteria das Filipinas não é menos provável de ser sorteada em comparação com qualquer outra combinação. As chances dos números 9, 18, 27, 36, 45 e 54 serem escolhidos são idênticas a outros números, como 1, 18, 19, 28, 30 e 46.

Uma lista rápida e incomum de ganhadores de loteria

Claro, cada sorteio de loteria é um grande negócio para os vencedores, e cada jackpot é motivo de comemoração, mas de vez em quando os números chegam que são muito incomuns para serem ignorados. Existem vários vencedores ou o padrão de números é altamente irregular. Alguns resultados anteriores incríveis estão listados abaixo.

133 pessoas quebram o jackpot

No sábado, 14 de janeiro de 1995, 133 jogadores dividiram um prêmio de £ 16,2 milhões da loteria depois de acertar os dígitos 7, 17, 23, 32, 38 e 42. Esses números aparentemente aleatórios foram escolhidos por acidente por tantos compradores de bilhetes? Verificou-se que todos eles apareciam nas colunas do meio do volante. Cada vencedor recebeu uma quantia significativa de £ 122.510.

Um pouco de Lotto Deja Vu

Quando os números 4, 15, 23, 24, 35 e 42 foram sorteados na loteria da Bulgária em 10 de setembro de 2009, a atenção internacional foi atraída para o evento. Normalmente não causaria espanto, mas o sorteio anterior foi há quatro dias, e números idênticos também apareceram. Escolher os mesmos dígitos que apareceram recentemente é considerado uma estratégia comum entre muitos jogadores; enquanto nenhum ganhou em 6 de setembro, um recorde histórico de 18 pessoas dividiu o grande prêmio na semana seguinte. A probabilidade de isso ocorrer na loteria búlgara é estimada em uma em quatro milhões.

Sete da sorte

Enquanto ninguém ganhou o jackpot no sorteio da loteria de quarta-feira, 4.082 pessoas ganharam acertando os cinco números principais. 

  • Em 15 de março de 2017, apenas 30 pessoas que compraram ingressos e verificaram seus números acertaram todos os cinco números-chave. 
  • Cinco dos números mais proeminentes, 7, 14, 21, 35, 41 e 42, são múltiplos de sete, frequentemente considerados um dígito da sorte.
  • Devido à natureza variável do pagamento do nível de premiação do Match 5 com base no número total de vitórias e no tamanho do pote, todos os vencedores nesta categoria receberam £ 15 cada.
  • Eles poderiam ter dividido o prêmio entre esses 4.082 jogadores se o 41 fosse um 28, desde que todos tivessem escolhido jogar múltiplos subsequentes de sete.

O que tudo isso nos mostra

Como existem tantas loterias e os vencedores são escolhidos aleatoriamente, é praticamente certo que resultados bizarros ou coincidentes surgirão ocasionalmente. Isso ocorre devido à natureza aleatória do processo de desenho. Os jogadores que escolhem seus números com base em tendências ou resultados anteriores têm mais chances de ganhar. Ainda assim, desenhos inesperados como esses mostram que muitos outros participantes adotam a mesma estratégia.

É melhor evitar essas sequências e escolher algo mais aleatório, pois isso tornará menos provável que você tenha que dividir uma grande recompensa com outra pessoa se seus números forem sorteados. Como cada combinação possível tem uma probabilidade igual de ser sorteada, cabe a você selecionar seus números da maneira que achar melhor. Antes do próximo grande sorteio, você pode selecionar seus números online ou visitando uma loja autorizada.

About the author
Rafaela Silva
Rafaela Silva
About

Originária das ruas rítmicas do Rio, Rafaela combina habilmente a cultura vibrante do Brasil com as emoções dos cassinos online. Suas localizações cativantes fazem dela um ponto de referência para jogadores que buscam um toque brasileiro autêntico no mundo dos jogos.

Send email
More posts by Rafaela Silva
undefined is not available in your country. Please try:

Últimas notícias

Os sintomas podem afetar nossa vida diária, mas o tratamento está disponível!
2024-05-20

Os sintomas podem afetar nossa vida diária, mas o tratamento está disponível!

Novidades